A antiga fábrica da Lactogal de Leça do Balio, construída entre 1964 e 1967, foi utilizada até 2009 para a produção e armazenamento de leite. Em 2022, este espaço icónico do concelho foi adquirido pelo Castro Group para ser transformado num hub empresarial, num investimento de 35 milhões de euros da empresa.
O projeto “Spark- Smart Park Matosinhos” reforça o compromisso do Castro Group com a revitalização urbana e a criação de espaços de trabalho disponíveis para acolher diversas empresas, e ainda zonas de restauração e lazer, promovendo a regeneração económica de uma das zonas da Área Metropolitana do Porto.
Na apresentação pública do projeto, o vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta, referiu-se ao impacto local do projeto e à importância da “colaboração entre o setor público e privado para a reabilitação de áreas urbanas”.
O novo empreendimento terá uma área total de construção de 27.200 metros quadrados, com escritórios nas áreas da tecnologia e engenharia, espaços de comércio e serviços, restaurantes, zonas de lazer, áreas comuns, ginásio, 377 lugares de estacionamento, parque de bicicletas e trotinetes. Com conclusão prevista para abril de 2025, o “Spark” terá capacidade para acolher entre 1000 e 1200 trabalhadores, segundo avançou o CEO do Castro Group, Paulo Castro.





créditos: CM Matosinhos
TVSH 24/10/2024