Europeu de basquetebol Sub16 feminino decorre até domingo.
Até domingo, Matosinhos recebe o Europeu de basquetebol Sub16 feminino, que reúne 16 seleções, entre as quais a portuguesa.
A competição, iniciada no passado dia 19, decorre no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e no pavilhão municipal de Guifões, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Esta manhã, os responsáveis da organização e os representantes das 16 equipas em competição e de arbitragem foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A sessão contou com a participação da presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, do vereador do desporto, Vasco Pinho, do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, e da comissária da Federação Internacional de Basquetebol, Maja Vukanovic.
Luísa Salgueiro deu as boas-vindas aos participantes, salientando ser “um privilégio para Matosinhos receber esta competição” com grande impacto desportivo, mas também económico para o concelho.
“Acreditamos que este é um caminho para atrairmos mais pessoas para a prática do basquetebol, mas também para atrairmos mais visitantes. Queremos que regressem a Matosinhos, que provem o melhor peixe do mundo, que visitem as nossas praias e os nossos equipamentos”, afirmou.
A edil recordou a aposta do município na formação desportiva, com 10 mil atletas a praticarem desporto federado. No caso concreto do basquetebol, destacou o importante trabalho desenvolvido pelo Grupo Desportivo de Basquete de Leça e pelo Guifões SC, com atletas, masculinos e femininos, a competir em todos os escalões.
Presentes estiveram ainda o vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, a vereadora da Dinamização Económica, Comércio e Turismo, Marta Pontes, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Albano.
Além do desporto, a realização deste evento envolve os serviços municipais do turismo e do ambiente.
Um stand do Turismo foi instalado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Também as unidades hoteleiras envolvidas na competição disponibilizam, em parceria com a autarquia, material informativo sobre o concelho.
As delegações têm ainda a oportunidade de conhecer alguns dos principais pontos de interesse do território, através de visitas guiadas a vários locais como a Conservas Pinhais Factory Tour.
Em parceria com a Lipor, foram criados circuitos de reciclagem nos pavilhões onde decorre a prova, contribuindo para uma maior consciência ambiental.
Ontem terminou a fase de grupos do Europeu Feminino de sub16. Portugal classificou-se no segundo lugar do grupo C e vai agora defrontar a República Checa nos oitavos de final.
Esta fase de grupos teve quatro equipas invictas – Hungria, Espanha, Bélgica e França. Por outro lado, foram quatro as seleções que ainda não ganharam: Finlândia, Alemanha, Polónia e Dinamarca.
O calendário de jogos dos Oitavos de final, agendado para amanhã, é o seguinte:
14h – Lituânia vs. Itália
14h – Grécia vs. Letónia
16h15 – França vs. Polónia
16h15 – Espanha vs. Finlândia
18h30 – Hungria vs. Alemanha
18h30 – Croácia vs. Eslovénia
20h45 – PORTUGAL vs. República Checa
20h45 – Bélgica vs. Dinamarca
Os interessados em assistir aos jogos têm ao seu dispor um meio de transporte próprio e gratuito disponibilizado pela Câmara de Matosinhos. Até domingo, nos dias dos jogos, entre as 18h00 e as 22h00, um “Shuttle Gastronómico” de apoio ao Campeonato Europeu de sub16 femininos fará o trajeto entre o Centro de Desportos e Congressos e a Rua Heróis de França (em frente à Lota de Matosinhos).
Para o efeito, basta levantar uma senha de acesso no Stand do Turismo, localizado no interior do pavilhão.
TVSH 2022