130 Anos do Primeiro Jogo Oficial de Futebol em Portugal Celebrados com Evento Histórico

fb-share-icon0

Loading

No dia 2 de março de 1894, o Porto foi palco do primeiro jogo oficial de futebol em Portugal, um evento marcante que agora será celebrado 130 anos depois com uma recriação histórica inesquecível.
O evento será realizado no Oporto Cricket and Lawn Tennis Club, no sábado, 1 de março, a partir das 14h30.

O evento terá lugar no mesmo espírito da partida original, reunindo “Grandes Glórias” do futebol português para representar as cidades do Porto e de Lisboa. Rui Barros, João Pinto, Bruno Vale, Domingos Paciência, Ricardo Silva, Derlei, Bandeirinha e Laureta são alguns dos nomes que irão representar a equipa do Porto. Pela equipa lisboeta estão confirmados nomes como Carlos Xavier, Dani, Rebelo ou Chainho.

Esta recriação fiel ao “Match de Foot-ball” de 1894 contará com campo e balizas com as mesmas dimensões da época, equipamentos idênticos aos originais e regras respeitadas à risca, sob a supervisão de um “umpire” devidamente equipado. A iniciativa pretende não só homenagear o passado glorioso do futebol nacional, mas também proporcionar uma experiência única para os participantes e público presente.

Contexto histórico:
O jogo original decorreu no Oporto Cricket & Lawn Tennis Club durante as comemorações dos 500 anos do nascimento do Infante D. Henrique e contou com a presença da Família Real, entre muitas outras personalidades. Disputou-se no âmbito do torneio “Football Championship das
Cidades de Portugal”, colocando frente a frente uma Seleção do Porto, composta por jogadores do Foot-ball Club do Porto e do Oporto Cricket Club, e uma Seleção de Lisboa, formada essencialmente por atletas do Club Lisbonense e do Braço de Prata.

A vitória sorriu a Lisboa por 1-0, mas a “Cup D’El Rei”, oferecida por Sua Majestade, só seria conquistada definitivamente pela equipa que vencesse três edições do torneio.
Para assinalar este marco histórico, além do jogo comemorativo, o evento contará com momentos especiais, como a interpretação do “Hino do Infante D. Henrique”, composto por Alfredo Keil e H. Lopes de Mendonça para as comemorações Henriquinas de 1894.
Este hino, que não há registos de ter sido tocado nos últimos 130 anos, será executado por uma banda de música, tornando-se um dos pontos altos da celebração.A “Cup D’El Rei”, o troféu mais antigo do futebol português, estará em exibição, e os atletas e convidados poderão desfrutar de diversas surpresas preparadas para esta ocasião especial. A presença da “Família Real” e de vários meios de comunicação social promete dar ainda mais brilho ao evento.

Programa do evento:
14:00 – Receção dos atletas e convidados, entrega dos Kits aos jogadores 14:30 – Porto de
Honra
15:00 – Abertura oficial do evento pelas entidades presentes 15:15 – Apresentação oficial das
equipas, jogadores e árbitro
15:25 – Audição do “Hino do Infante D. Henrique”, tocado por uma banda musical 15:30 – Início
do Jogo Comemorativo dos 130 Anos
16:00 – Intervalo energético – Momento “Vinho do Porto” 16:10 – Início da 2ª parte
16:13 – Chegada do Rei D. Carlos e da Família Real (atores), num carro de cavalos 16:45 – Fim
do “Match” e entrega dos troféus
17:00 – Lanche “Buffet” comemorativo e “Bolo dos 130 Anos”.

Para mais informações contacte:
Nuno Gramaxo: 917 665 832
José Neto: 917 586 768

 

Cartaz Cup D´El Rei

 

 

TVSH 27/02/2025