👁️ 68 visualizações
![]()
Filmes voltam a integrar programação regular com sessões gratuitas
O cinema está de regresso ao Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, marcando uma nova etapa na dinamização de um dos mais emblemáticos equipamentos culturais do concelho. Após vários anos de ausência, a sala volta a acolher exibições regulares, reforçando o seu papel como polo cultural multifacetado e aproximando novos públicos.
Hoje, às 19h00, será exibido o documentário “O Primeiro Siza”, realizado por Sara Nunes. A obra revisita o primeiro projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira — as Quatro Casas, em Matosinhos — e o reencontro, 60 anos depois, com o seu primeiro cliente, Fernando Neto. O filme, premiado em festivais internacionais, destaca a dimensão humana e participativa da arquitetura, refletindo também sobre o seu papel na sociedade contemporânea. Após a sessão, está prevista uma conversa com a realizadora e convidados.
Já na quinta-feira, dia 23 de abril, também às 19h00, será exibido o filme “Capitães de Abril”, da realizadora Maria de Medeiros. Esta obra marcante do cinema português recria os acontecimentos da Revolução dos Cravos, ocorrida a 25 de abril de 1974, prestando homenagem aos militares que protagonizaram o golpe que pôs fim à ditadura. O filme destaca figuras como Salgueiro Maia e evoca momentos simbólicos como a transmissão da canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso.
A reintrodução do cinema no Teatro Municipal Constantino Nery pretende recuperar uma tradição histórica da sala, agora com condições técnicas modernas, promovendo tanto o cinema nacional como internacional e contribuindo para a diversidade da oferta cultural em Matosinhos.
A entrada para as duas sessões é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete na bilheteira do teatro e sujeita à lotação da sala.

TVSH 22/04/2026
