Matosinhos. Irregularidades detetadas em fiscalização à pesca da sardinha

👁️ 18 visualizações

fb-share-icon0

Loading

A Polícia Marítima detetou hoje três irregularidades em embarcações de pesca da sardinha que chegaram ao porto de Matosinhos, no distrito do Porto, disse à Lusa o comandante regional da Polícia Marítima do Norte.

As ocorrências foram registadas no âmbito de uma operação de fiscalização à pesca da sardinha coordenada e iniciada hoje às 05h00 horas pela Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Pelas 09h30, o comandante regional da Polícia Marítima do Norte, Rui Lampreia, adiantou à Lusa que foram detetadas três situações relacionadas com falta de certificados de aptidão física, bem como se seguro da embarcação e da tripulação.

“Até ao momento detetados situações relacionadas com documentação de bordo e com a tripulação. A operação vai prolongar-se e o pescado ainda está a ser descarregado, só sendo possível comparar e fiscalizar as quotas quando entrar em lota. Veremos se bate certo com o diário de pesca”, disse o comandante, remetendo mais informações para o final da manhã.

O foco desta operação são as capturas de sardinha e o respeito pelas quotas.

Também estão a ser fiscalizados os tamanhos mínimos da sardinha e registos eletrónicos em diário de pesca.

Esta operação envolve os três comandos regionaish norte, centro e sul.

Às 08h00, num contacto anterior com a Lusa, Rui Lampreia apontou que na Docapesca de Matosinhos estavam 10 operacionais, com o apoio de quatro viaturas.

sardinha

TVSH

05/06/2025

Créditos Noticias ao Minuto