Vem – Voluntariado em matosinhos

fb-share-icon0

Loading

Dia Internacional do Voluntariado

No Dia Internacional do Voluntariado, a Câmara Municipal de Matosinhos endereça uma mensagem de agradecimento a todos/as os voluntários/os do projeto VEM e a todos aqueles que, noutros projetos, dedicam um pouco do seu tempo a ajudar o próximo.

A Câmara Municipal de Matosinhos lançou o “VEM – Voluntariado Em Matosinhos” em 2006.

16 anos passados, o VEM continua a servir a comunidade. Depois da pandemia por Covid19, que marcou uma desaceleração do trabalho voluntário devido, entre outros fatores, à impossibilidade de contacto com as instituições, uma nova crise social despoletada pela guerra da Ucrânia estimulou muitos cidadãos a colaborar.

Os voluntários disponibilizaram-se para apoiar localmente na integração das famílias, quer no acolhimento em suas casas, quer na adaptação à língua e no serviço de refeições, e mais recentemente de cabazes alimentares.

Estes fatores associados à abertura das instituições ao acolhimento de voluntários fez crescer o número de voluntários na nossa bolsa de cuidadores.

Em 2019, o VEM tinha 241 voluntários ativos. Depois da pandemia, só retomaram 161.

Em 2022, já atingimos os 214 voluntários ativos, um número cada vez mais próximo do período que se vivia antes da crise pandémica.

As áreas de intervenção são o apoio ao estudo, a proteção animal, a infância e juventude, a deficiência, a exclusão social, a terceira idade, o ambiente, entre outras.

Destacamos ainda a criação de novas respostas, à medida das necessidades locais, e sobretudo no combate ao isolamento dos mais idosos.

O VEM acompanha em regime de maior proximidade 38 idosos.

Foram reforçados os apoios de proximidade e, em parceria com a ULS (Unidade Local de Saúde), o VEM promoveu o projeto da Equipa de Suporte a Doentes Crónicos Complexos, para controle das caixas de medicamentos, nas casas destes doentes.

O voluntariado jovem tem também sido estimulado, sobretudo junto das escolas secundárias locais, com a formação neste último ano de 163 jovens que têm participado em ações pontuais e integrado instituições locais numa relação inter-geracional, dinamizando atividades com idosos, apoio ao estudo a outros jovens, e voluntariado junto de animais.

Já o voluntariado autárquico foi direcionado, este ano, para o apoio ao banco alimentar.

É ainda de destacar o trabalho desenvolvido em parceria com 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, no projeto V17-Voluntariado sem fronteiras. A realização de uma academia jovem metropolitana reuniu jovens dos 17 concelhos da AMP. Um projeto inovador, que permitiu não só quebrar fronteiras, como também dar a conhecer aos jovens da AMP o que se faz a nível de voluntariado em 5 territórios (experiência piloto), dos quais Matosinhos fez parte integrante.

 

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *