“Salvé a língua de camões”

fb-share-icon0

Loading

Leitura encenada de “O Mistério de Gioconda”

O Museu da Memória de Matosinhos recebeu, no passado dia 28 de outubro, mais uma leitura encenada no âmbito do ciclo “Salvé a Língua de Camões”.

Trata-se de um projeto que resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Matosinhos com a Companhia de Teatro Reactor, e que tem como objetivo a defesa e difusão da língua portuguesa, através de leituras dramatizadas de autores e poetas novos e consagrados da literatura portuguesa e lusófona.

A sessão foi dedicada ao texto “O mistério de Gioconda” dos brasileiros Paulo e Hérika Guarnieri. A história centra-se na origem do famoso quadro da autoria de Leonardo Da Vinci, “Mona Lisa” ou “Gioconda”. Uma cópia do quadro terá sido vendida por Salai, discípulo de Da Vinci, ao rei de França como se fosse a verdadeira.

A leitura encenada contou com a presença dos próprios dramaturgos. Paulo, filho de um conhecido ator e dramaturgo brasileiro (já falecido), Gian Francesco Guarnieri, e Hérika, sua esposa, mudaram-se para Portugal novamente este ano, sendo o local eleito para residência, Leça da Palmeira. Dos seus currículos constam a participação em diversas novelas brasileiras (no caso do Paulo), filmes, outras dramaturgias e peças de teatro.

O ciclo “Salvé a Língua de Camões” conta já com 18 edições e prossegue no dia 25 de novembro, pelas 21h30, no mesmo local, com a leitura encenada de “Sobreviver em Tarrafal” do autor angolano Adelino Caracol.

 

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *