Espetáculo conjunto com a Companhia Nacional de Bailado com sessões de 3 a 19 de março no Teatro Camões, em Lisboa
De 3 a 19 de março, o Quarteto de Cordas de Matosinhos estará no Teatro Camões, em Lisboa, para um projeto dinâmico com a Companhia Nacional de Bailado.
Neste novo programa, a Companhia Nacional de Bailado junta três coreógrafos, Anne Teresa de Keersmaeker, Fábio Lopez e Alexander Ekman, com percursos, linguagens e estéticas distintas, mas que se ligam entre eles através das partituras das suas obras – diferentes compositores para quartetos de cordas.
A música escrita para quarteto de cordas será, assim, o elo de ligação entre os três coreógrafos que dão vida aos movimentos dos bailarinos em palco. O Quarteto de Cordas de Matosinhos, presente em cena, estará encarregue da interpretação musical deste espetáculo.
Não sendo a primeira vez que surge a oportunidade de cooperar em produções de bailado (anteriormente, com a Companhia Nacional de Bailado em 2016 e com a Companhia Paulo Ribeiro em 2021), o Quarteto explora a sua performance em palco, deixando as habituais quatro cadeiras para uma presença mais dinâmica e participativa juntamente com os bailarinos.
A par da dança, poderão ser escutadas obras de Ludwig van Beethoven em Grosse Fuge (Keersmaeker), espetáculo homónimo da peça musical deste compositor (op. 133, em Sib Maior); de Gavin Bryars em Avant Qu’il N’y Ait Le Silence (Lopez); e em Cacti (Ekman) desde improvisos e fragmentos de algumas obras de L.v. Beethoven, Franz Schubert e Joseph Haydn.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi criado em 2007 por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos. Desenvolve um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia, realizando também, nos últimos anos, concertos regulares em igrejas e capelas do concelho, assumindo-se como um instrumento fundamental do objetivo de democratizar a fruição cultural em Matosinhos. Tem atuado nos principais palcos nacionais e europeus, tendo vencido, em 2014, o prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
TVSH 2023