Em maio, já será possível visitar a Piscina das Marés, da autoria do arquiteto Álvaro Siza, e observar o resultado do trabalho de reabilitação levado a cabo pela Câmara de Matosinhos.
A expetativa é que o equipamento esteja a funcionar já nesta época balnear, assim a evolução da epidemia o permita.
A Piscina das Marés, que é desde 2011 Monumento Nacional, já apresentava sinais de deterioração de vários elementos, nomeadamente a estrutura do betão armado, o tanque principal e o sistema de filtração de água salgada.
Foi Álvaro Siza, com 87 anos, que assinou também o projeto de reabilitação, acompanhando, de resto, a execução dos trabalhos e as suas especificidades.
De acordo com informação divulgada pela autarquia, o processo contou “com algumas adversidades, com impacto direto no prazo de execução da obra, nomeadamente os constrangimentos provocados pela covid-19, e os efeitos quer das marés vivas quer do mau tempo”.
O investimento, no valor de 1,3 milhões de euros, envolveu a instalação mecânica de bombas de captação e circulação, sistema de filtragem e tratamento da água, tubagens e infraestruturas elétricas e reabilitação de todos os edifícios.
Notícia : Jn.pt
TVSH 2021