Pedro Abrunhosa responde à Embaixada da Rússia e refere estar a ser “intimidado”! Mas a embaixada Russa não gostou do comportamento do cantor e já houve criticas pelos mesmos, aqui em Portugal existe liberdade de expressão, por isso o cantor usou o direito de liberdade de expressão.
Abrunhosa decidiu cantar: “Vladimir Putin, go fu** yourself” – “Putin, vai-te fod**”.
A embaixada fez uso da sua página oficial e disse: “cartas dos compatriotas russos zangados que afirmam estar chocados pelo comportamento dum dos famosos cantores portugueses Pedro Abrunhosa”.
Para a embaixada, as palavras usadas pelo artista foram “grosseiras”, “inaceitáveis”, “provocações ignóbeis” e “indignas do homem de cultura que ainda por cima representa o país”.
A embaixada refere ainda que “os seus gritos vergonhosos se enquadram em mais de que um artigo da legislação penal portuguesa, sendo que neste contexto informámos através dos canais diplomáticos os órgãos competentes de aplicação da lei” e continuará a “vigiar os interesses dos cidadãos russos residentes em Portugal”.
Um português de coragem que afirmou que Vladimir é um Filho da Putin, teve tomat..o Pedro Abrunhosa, mas mostrou que no nosso amado Portugal, existe liberdade de expressão e democracia, e repudiamos como povo as violações da Rússia à Ucrânia (está aí o momento ontem em Águeda) pic.twitter.com/Xn0PUKmYVa
— António Sérgio Barbosa Martins (@AntnioSrgioBar5) July 22, 2022
Tendo em conta estas palavras, o cantor português pronunciou-se por meio da sua agência numa publicação feita no Instagram esta sexta-feira, dia 22 de julho: “O artista Pedro Abrunhosa tem um profundo respeito e admiração pelo povo russo, pela cultura russa e em nenhum momento colocou isso em causa na sua atuação em Águeda ou em qualquer outro espetáculo. O artista Pedro Abrunhosa não confunde a Rússia e o seu povo com o seu regime ou com os seus líderes“, lê-se.
“O artista Pedro Abrunhosa e a Sons em Trânsito solicitam um posicionamento ao Governo português sobre este assunto. Compreendemos que a embaixada da Rússia não entenda facilmente o significado de liberdade de expressão, mas não deixa de ser inédito e muito preocupante que um cidadão português, em Portugal, seja assim intimidado por uma representação diplomática estrangeira“, concluiu.
TVSH 2022