O Padroense F.C. assinalou ontem o seu 102.° aniversário com uma cerimónia iniciada com o hastear de bandeiras que contou a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do vice-presidente da Câmara, Carlos Mouta, do vereador do Desporto, Nuno Matos, dos presidentes da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, e da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, e dos presidentes do Clube e da Associação de Futebol do Porto, respetivamente, Germano Pinho e José Neves.
O dia de aniversário ficou ainda marcado pela cerimónia de atribuição dos emblemas de ouro e de prata aos sócios efetivos com 50 e 25 anos de efetivação interrupta.
Recorde-se que o Padroense Futebol Clube foi fundado a 10 de janeiro de 1922. Desde então, são muitas as memórias, as aprendizagens, as conquistas e as evoluções. Além do futebol, foram muitas as modalidades onde se destacou ao longo da sua história, como andebol, voleibol, ciclismo, ténis de mesa, boxe, pesca desportiva, para além da secção de teatro e cultura.
É hoje uma instituição de referência ao nível da formação de atletas e o único clube do país sem estrutura profissional, com cinco estrelas no seu currículo. Num país com mais de mil clubes, o Padroense F.C. é um dos que tem mais atletas federados a nível nacional.
Há vários momentos marcantes nestes mais de 100 anos de crescimento desportivo. Em 2020, foi-lhe atribuído o certificado de Bandeira de Ética, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Consciente do valor desportivo desta instituição, a Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu-lhe, em 2004, a medalha de mérito desportivo (dourada).
Créditos: CM Matosinhos
TVSH 12/01/2024