Bilhetes e pulseiras já podem ser adquiridos no Museu da Memória de Matosinhos e no Museu Quinta de Santiago
De 6 a 10 de setembro, a zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio volta a transformar-se no cenário de uma das mais importantes recriações históricas do país: “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”.
No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.
O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.
No primeiro dia do evento, 6 de setembro, irá realizar-se o espetáculo “A Lenda do Ferro Caldo”. Trazendo à vida a saga de D. Frei Garcia Martins, retrata a intrigante lenda do ferro caldo, onde uma mulher enfrenta uma prova de fogo para provar a sua inocência.
No dia 7 de setembro, o destaque vai para “As Comemorações”, um vislumbre do quotidiano nos dias que antecederam o icónico casamento real de D. Fernando e D. Leonor.
Nos dias 8 e 9 de setembro, “A Intriga” transportará a audiência para os bastidores do casamento real, com um magnífico espetáculo audiovisual a não perder.
O momento mais aguardado desta recriação histórica será no dia 10 de setembro, dia em que é esperada uma enchente no recinto para a recriação do casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles, e que terá a participação de atores de renome nacional, prometendo elevar ainda mais a experiência.
Celebrado em 1372, este casamento real é um dos episódios mais marcantes da monarquia portuguesa, pois esteve envolvido em muita polémica. Foi o único casamento real a ser celebrado fora da capital. Contra a vontade de todos, D. Fernando casa com D. Leonor Teles tornando-a rainha de Portugal.
A cerimónia ocorre no Mosteiro de Leça do Balio, debaixo de protestos por parte do povo, reprimidos violentamente pelo rei, dando origem aos acontecimentos que, anos mais tarde, despoletaram a crise política de 1383- 1385.
Mas há muito mais para ver na Feira Medieval em Leça do Balio. O mercado medieval, repleto de artesãos e mercadores, será um ponto de destaque, oferecendo uma rica tapeçaria de produtos tradicionais. A diversa oferta de restauração permitirá aos visitantes saborear iguarias da época, enquanto o acampamento medieval e as cavalariças apresentarão uma visão vívida do passado. O evento apresentará ainda a emocionante arte da falcoaria e uma liça que traz à vida o espírito dos torneios medievais. Crianças e adultos serão envolvidos em atividades interativas, oficinas, visitas guiadas ao Mosteiro e apresentações culturais que proporcionarão um entendimento mais profundo da história e cultura da época.
Os bilhetes diários para esta viagem no tempo têm um valor simbólico de 2€, proporcionando acesso a um dia de experiências enriquecedoras, sendo que as crianças até 1,20m não pagam. Para aqueles que desejam mergulhar profundamente na celebração, a pulseira que oferece acesso aos 5 dias do evento está disponível por apenas 5€.
Os bilhetes e pulseiras para a feira medieval podem ser adquiridos previamente no Museu da Memória de Matosinhos e no Museu Quinta de Santiago, nos horários de funcionamento dos respetivos espaços.
Créditos: CMM
TVSH 2023