Com o ex-guarda-redes Beto Pimparel a apadrinhar o primeiro minicampo de futebol e tendo Ricardo Quaresma como embaixador de todo o projeto, foi inaugurado o primeiro Footpark do País, na Senhora da Hora, em Matosinhos.
Tal como aconteceu em 1985, aquando da abertura do primeiro supermercado do grupo Sonae a nível nacional, a localidade da Senhora da Hora, em Matosinhos, voltou a ser a primeira escolha do Continente. Desta vez para a inauguração do primeiro Footpark do País, que aconteceu na passada terça-feira, 14 de maio, num ambiente “em família” com a chancela do Continente, através da Missão Continente, e da Liga Portuguesa de Futebol, numa parceria com a Fundação do Futebol.
Além deste espaço, a parceria prevê para 2024 a construção de mais sete equipamentos desportivos, em localidades distintas, num conjunto de 32 até 2027. Ricardo Quaresma, antigo jogador internacional, embaixador Liga Portugal, é o rosto dos Footpark e esteve presente na inauguração, tal como o ex-guarda-redes Beto Pimparel, criado nas escolinhas do Leixões, que é o padrinho deste primeiro minicampo de Matosinhos. Uma função que trouxe mais responsabilidades ao guardião, pois, tal como referiu na cerimónia, “um padrinho tem de visitar algumas vezes o afilhado”. E neste primeiro dia, foram muitos jovens que quiseram testar as habilidades de Beto na baliza.
A estes dois atletas também se juntaram os antigos internacionais Diamantino e Fernando Mendes, que voltaram a pisar o relvado como treinadores das duas equipas do Externato António Nobre, um dos estabelecimentos escolares integrados no Programa Escola Missão Continente.
32 Footparks no País
Promover a inclusão e proporcionar espaços gratuitos para a prática do desporto são o denominador comum para a construção dos 32 Footparks no território nacional.
Durante a sessão de inauguração do Footpark na Senhora da Hora, José Fortunato, presidente da Missão Continente, salientou a importância de implementar uma vida mais saudável junto das comunidades. “O desporto, neste caso o futebol, é também um elemento agregador que permite alavancar as ações de responsabilidade social da Missão Continente, chegando a toda a gente e promovendo, gratuitamente, estilos de vida ativos”, referiu. Uma ideia partilhada por Pedro Proença, presidente da Liga de Portugal e da Fundação do Futebol, que reforçou a relevância do “impacto social do futebol como ferramenta para a construção de um mundo melhor”. Acrescentou ainda que ambas as entidades partilham “valores capazes de fazer a diferença nas comunidades”.
Já José Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, relembrou que esta inauguração é o ponto de partida perfeito para a consagração de Matosinhos como Cidade Europeia do Desporto em 2025.
Outro parceiro primordial neste projeto são as autarquias. Leonardo Fernandes, presidente da junta da União de Freguesias de S. Mamede e Senhora da Hora, não escondeu o orgulho pelo facto de esta localidade ter sido a primeira escolha. “Não estamos apenas a inaugurar um espaço físico. Estamos sim a inaugurar uma oportunidade de concretizar sorrisos de muitas crianças e de sonhos dos que se querem transformar em atletas de excelência”, afirmou.
Visivelmente satisfeita estava Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, por ter um espaço que irá permitir a “democratização do desporto”. A autarca salientou que este Footpark será também um local integrado nas mais de 1000 atividades do programa da Cidade Europeia do Desporto, em 2025, até porque se trata de “uma estrutura com uma localização central e muita envolvência habitacional”. O que reforça a ideia de ser um projeto “de todos para todas as idades. Basta que tragam as sapatilhas e uma bola.”
Já antes, Nuno Matos, vereador do Desporto da autarquia, relembrou a celebração dos 50 anos do 25 de Abril como uma data que devolveu a igualdade de oportunidades. “Isto é o ser público, é o ser para todos”, realçou.
A democratização de espaços como o Footpark está também justificada pelo facto de ser um equipamento destinado principalmente para o futebol, mas que não invalida a prática do basquetebol, visto que também possuiu tabelas com cestos.
A vontade de levar mais famílias aos estádios deu origem, em 2023, a uma parceria entre o Continente e a Liga Portugal. À exceção dos jogos realizados nos relvados do FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga, as duas entidades oferecem, até 2027, descontos nos bilhetes para as provas da Liga Portugal Betclic, Liga Portugal Sabseg e da Final Four da Allianz CUP.