Iniciativas assinalam Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus
“Museus, Educação e Investigação” é o tema escolhido pelo ICOM- Conselho Internacional de Museus para as celebrações em 2024 do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus, efeméride assinalada a 18 de maio.
Em Matosinhos, o Museu da Quinta de Santiago e o Museu da Memória de Matosinhos prepararam um programa de atividades para os dias 17, 18 e 19 de maio, que aposta em parcerias com a comunidade e com vários estabelecimentos de ensino de Matosinhos.
Em ambos os museus, no fim de semana, as famílias serão convidadas a participar na oficina “Um jardim guardado para mim”, atividade de serviço educativo que visa a exploração dos jardins destes museus, com vista à produção de um passaporte das espécies naturais aí existentes.
Mas há muito mais para fazer em cada um destes espaços municipais.
No Museu Quinta de Santiago, no dia 17, pelas 21h00, alunos da Escola Secundária da Boa Nova e da Escola de Música de Leça da Palmeira vão homenagear poetas e músicos associados ao período da Revolução do 25 de Abril, que este ano completa 50 anos, com a performance poética e musical “Cantar Abril”.
No dia 18, irá realizar-se a “Expedição entre Quintas”, com a participação especial do jovem Dinis Rocha, um apaixonado pela biologia e pelos animais, que dará a conhecer aos participantes as principais espécies da fauna que habitam nas Quintas de Santiago e da Conceição.
Perto da meia-noite, o Museu da Quinta de Santiago abrirá os seus jardins à população que queira assistir à sessão de fogo de artifício das Festas do Senhor de Matosinhos.
No domingo, dia 19, o Salão Luís XVI do museu será palco de uma sessão de bordado comunitário, com a participação de Maria Teresa Dias, do atelier “ZingaComigo”, e de entusiastas por esta atividade.
No Museu da Memória de Matosinhos, no dia 18 de maio, abrirá ao público a mostra “Ilustrar uma lenda”, baseada na lenda das Mouras encantadas, da autoria da arqueóloga municipal Conceição Pires, que contou com a participação de cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas de Perafita, no âmbito do projeto “A Arqueologia vai à escola”. A exposição estará patente no átrio do museu até ao dia 30 de junho.
Também a partir de sábado poderá visitar a a exposição “Fogo que arde para se ver”, centrada no fogo preso dos bonecos do Senhor de Matosinhos. Imagens e vídeos antigos desta atividade, documentos, peças e ferramentas essenciais para a sua preparação e realização, estruturas e bonecos, amostras de produtos químicos, entre outros materiais, podem ser vistos nesta exposição.
Créditos: CM Matosinhos
TVSH 17/05/2024