Gestão de saneamento impacta positivamente qualidade da água balnear
13 praias de Matosinhos – mais uma do que em 2020 – vão hastear a Bandeira Azul na época balnear que se aproxima. Para a qualidade destas praias e das suas águas têm contribuído, entre outros, o aumento da rede de saneamento em todo o concelho e o correto encaminhamento das águas residuais de cada vez mais habitações.
13 de maio de 2021 – Matosinhos será o terceiro concelho do país com mais Bandeiras Azuis hasteadas. Apesar da saída da Praia Azul – Conchinha da lista publicada pela Associação Bandeira Azul da Europa, a reentrada de Angeiras Norte e Pedras Brancas totalizou 13 galardões para o concelho, mais um do que em 2020. Entre as praias distinguidas estão também Agudela, Angeiras Sul, Aterro, Cabo do Mundo, Funtão, Fuzelhas, Leça da Palmeira, Marreco, Memória, Pedras do Corgo e Quebrada.
Informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços foram alguns dos critérios avaliados para a atribuição do galardão. A eles, junta-se a indispensável qualidade da água, para a qual tem contribuído de forma determinante a gestão de saneamento feita no concelho.
Para garantir que a águas residuais que resultam da utilização doméstica ou industrial são devolvidas ao meio ambiente sem afetá-lo negativamente, a INDAQUA Matosinhos e a Câmara Municipal de Matosinhos têm concretizado diversos investimentos. Nomeadamente, desde o início da operação da INDAQUA Matosinhos (2008), foram construídos 197 km de redes de saneamento à qual passaram a ter acesso mais 25 mil habitantes e, ainda em 2018, a autarquia dotou a ETAR de Matosinhos de um nível de tratamento secundário. Foram ainda desativados milhares de fossas particulares que levavam à contaminação de solos e águas subterrâneas.
“Para assegurar a qualidade da água balnear é fundamental que as águas residuais de todo o concelho sejam corretamente recolhidas, encaminhadas e tratadas. Só assim é possível garantir que, na sua devolução ao meio ambiente, não existem impactos ambientais e sociais negativos, tais como a contaminação de rios e mares”, adianta Eduardo Barbot, Administrador da INDAQUA Matosinhos. “Temos também sensibilizado a população para o importante papel que as suas ações representam nesta área, por exemplo, com a utilização responsável das redes de saneamento, sem o despejo de resíduos domésticos, como restos alimentares ou plásticos, por exemplo, ou assegurando que a água da chuva recolhida nas suas habitações não é misturada com as águas residuais”, alerta.
Nos concelhos em que a INDAQUA é responsável pela gestão e tratamento de águas residuais, foram atribuídas outras sete Bandeiras Azuis – seis em Vila do Conde e uma na Praia Fluvial da Mâmoa, em Santa Maria da Feira. Em Portugal, a Bandeira Azul será hasteada em 372 praias, mais 12 do que no ano passado. Albufeira (25 praias e uma marina) e Vila Nova de Gaia (19 praias e uma marinha) lideram como os concelhos com mais galardões atribuídos.
Sobre a INDAQUA:
A Fundado em 1994, o Grupo INDAQUA é líder na gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais, e um dos maiores operadores no universo das concessões municipais em Portugal, servindo mais de 600 mil pessoas.
Ao assegurar a prestação de serviços que permitem suportar todo o ciclo da água doméstica, a INDAQUA é igualmente uma referência a nível global no que respeita ao indicador mais relevante do setor: a redução de perdas de água na rede de abastecimento.
Com uma equipa de 580 colaboradores, o Grupo INDAQUA agrega, além da holding, oito empresas em Portugal – entre as quais seis concessões e uma participação numa empresa municipal de água – e uma em Angola.
Através da subsidiária Aqualevel, atua ainda ao nível do apoio, manutenção e monitorização de infraestruturas, tanto ao nível do suporte tecnológico como do apoio à gestão e operação.
Globalmente, a INDAQUA desenvolve atividade em Angola, nomeadamente, nas áreas de projetos de engenharia e assessoria técnica no setor da água e saneamento. Além de apoiar os sistemas que gere com estas múltiplas valências, e empresa disponibiliza os seus serviços a variadas empresas do setor e a entidades públicas.
A INDAQUA é participada do Grupo Miya, especialista em soluções de gestão de recursos hídricos e de redes urbanas de água, presente em vários países da Europa, assim como nas Caraíbas e em África, servindo atualmente mais de 1 milhão de pessoas.
TVSH 2021