Lagarde: “Inflação vai ficar muito alta durante demasiado tempo”

fb-share-icon0

Loading

O BCE pausou hoje as subidas das taxas de juro após 10 subidas consecutivas.

 

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse hoje que a “inflação vai ficar muito alta durante demasiado tempo”.

A instituição garante estar “determinada para assegurar que a inflação regressa à meta de 2% no médio prazo”.

Christine Lagarde disse que a “pressão sobre os preços continua forte”, apontando que a inflação “baixou acentuadamente em setembro”.

As 10 subidas anteriores continuam a ser “transmitidas forçosamente às condições financeiras”, o que está a “afundar a procura e contribui para o recuo da inflação”.

“Consideramos que as taxas de juro do BCE estão em níveis que, mantidos por uma duração suficientemente longa, vão fazer uma contribuição substancial para esta meta. As nossas decisões futuras vão assegurar que as nossas taxas vão estar em níveis suficientemente restritivos durante o tempo que for necessário”, acrescentou na conferência de imprensa que decorreu em Atenas, Grécia.

“Vamos manter uma abordagem baseada em dados para determinar o nível apropriado e duração da restrição. Em particular, as nossas decisões de taxa de juro vão ser baseadas na avaliação da perspetiva da inflação à luz de dados futuros económicos e financeiros, as dinâmicas da inflação subjacente e a força da transmissão da política monetária”, segundo a líder do BCE.

O banco vai manter as taxas de juros de referência entre os 4% e os 4,5%. Depois do máximo de inflação de 10,6%, a inflação recuou para 4,3% em setembro na zona euro, quase menos um ponto face a agosto.

 

Créditos: JornalEconomico

TVSH 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *