Jazz em Matosinhos

fb-share-icon0

Loading

O festival de jazz vai regressar em Matosinhos, esteve dois anos parado devido á pandemia, e tem data marcada em julho. Um evento gratuito que na sua terceira edição se propõe a apresentar vários nomes e vertentes que formam as novas gerações do jazz.

Começa ás 18 horas, todos os fins de semana do mês de julho e conta com vários artistas nacionais e internacionais do mundo do jazz.

A abertura do Matosinhos em Jazz decorreu, este sábado, com o concerto de Mimi Froes e no domingo foi a vez de Jéssica Pina, trompetista e cantora.

Em conversa com o JN, Jéssica Pina, trompetista, convidada a integrar a digressão Madame X de Madonna, afirma: “acho importante haver festivais como o Matosinhos em Jazz dedicados não apenas ao jazz, mas à enfatização de música e artistas portugueses não unicamente da área musical. É importante apoiar a cultura portuguesa e, por isso, é necessário haver festivais como este, ainda mais para pessoas que estão só a começar e querem uma oportunidade para mostrar a sua arte”.

Embora não tenha nascido numa família de artistas e, desde logo, não tenha crescido ao som de jazz, este tipo de música é a base para a sua carreira, a qual tenta complementar com outros estilos musicais. No entanto “o jazz está sempre presente. O jazz é a raiz de tudo. Depois, a partir daí e juntando muitas influências, acaba por surgir o R&B, o soul, o funk e um pouco da música africana, que está relacionada com as minhas origens. Mas o jazz é como se fosse a base para tudo o resto”, declara Jéssica.

Para o seu concerto, a artista diz presentear uma harmonia da voz com o trompete, através da apresentação do seu EP “Ventre novo”, lançado no ano passado. Uma combinação de jazz com influências de R&B e soul, e de covers de músicos influentes no seu percurso, como o trompetista Roy Hargrove e a cantora e compositora Jorja Smith.

A 23 de julho atua Raquel Martins, cantora, guitarrista e compositora, e dia 24 marca presença em palco Ashley Henry ao piano.

A encerrar o festival estão os concertos de Rebecca Martin com a Orquestra Jazz de Matosinhos a dia 29 e a 30 GNR e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, ambos a acontecer na praça Guilhermina Suggia.

TVSH 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *