Há várias jovens a queixarem-se de terem sido perseguidas, no Porto, por dois homens. Os relatos têm surgido nas redes sociais como o Twitter.
“Hoje, fui perseguida por dois homens até à minha casa, no regresso da faculdade. Saí da faculdade com uma amiga e separamo-nos na Trindade. Estava à espera no metro e 3 homens falavam entre si numa língua estrangeira e mantinham contacto visual comigo. Saí no Campo 24 de Agosto e começo a correr em direção à paragem do autocarro, de forma a chegar a casa. Então, esses 2 homens correm atrás de mim”. Este é um dos relatos que têm sido partilhados na rede social Twitter por diferentes jovens.
“⚠️ Hoje, fui perseguida por dois homens até à minha casa, no regresso da faculdade. Saí da faculdade com uma amiga e separamo-nos na Trindade.
Estava à espera no metro e 3 homens falavam entre si numa língua estrangeira e mantinham contacto visual comigo.”
Depois desta partilha, chegaram vários comentários que denunciam situações semelhantes: “Eles hoje perto das 10hrs tavam comigo no comboio e seguiram-me para dentro do comboio e sentaram-se o mais perto de mim possivel, fiz a mesma strat de fingir q ia sair mais cedo e fui pro outro lado do comboio”, ou “O homem de calças de ganga esteve desde a paragem do morro até general torres a assediar fisicamente uma amiga minha pelo que ela entrou em choque e não conseguiu reagir, tenham cuidado por favor”.
Casos similares de perseguição que têm como protagonistas os mesmos dois homens, alegadamente de nacionalidade estrangeira.
O Porto Canal contactou a PSP que confirmou ter conhecimento destas denúncias nas redes sociais. No entanto, explica que não foi, para já, apresentada qualquer queixa formal de assédio, ou seja, os serviços centrais da Polícia de Segurança Pública não têm conhecimento da existência de denúncias / queixas formais em esquadras do norte do país.
Ao Porto Canal, a PSP reforçou que vai manter-se em alerta, apesar de não poder agir sem a formalização de uma queixa.
Créditos: Porto Canal
TVSH 2023