Crianças cantam as janeiras

fb-share-icon0

Loading

Mais de mil alunos cumpriram a tradição e desejaram um bom ano ao Executivo

Mais de mil alunos cumpriram a tradição e desejaram um bom ano ao Executivo.

A tradição voltou a cumprir-se. O Salão Nobre dos Paços do Concelho encheu-se, hoje, de crianças que se apresentaram a rigor para celebrar a chegada dos Reis Magos, envergando a tradicional coroa e contagiando todos com a sua alegria.

“Boas festas vimos dar
A todos os que aqui estão
Vimos cantar as janeiras
Como manda a tradição.

Nos Paços do Concelho
Vimos nós desejar
Saúde e prosperidade
Conquistas para celebrar”.

Cerca de 900 alunos do Agrupamento de Escolas de Matosinhos cantaram as janeiras, desejando, desta forma, um bom ano à presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, e a outros membros do seu Executivo como o vice-presidente, Carlos Mouta, a vereadora da Proteção Civil, Marta Pontes, e o vereador da Educação, António Correia Pinto.

Luísa Salgueiro agradeceu a visita e retribuiu os votos de bom ano e de sucesso escolar a todos os participantes desta iniciativa.

Também esta manhã, 170 alunos do Externato António Nobre cumpriram a tradição de, nesta altura do ano, cantar as Janeiras ao Executivo Municipal. Tradição com séculos de existência, as Janeiras surgem por altura do Dia dos Reis e celebram a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus.

Em Portugal, esta tradição popular leva grupos a cantar pelas ruas músicas simples, com mensagens de bom ano, que fazem referência ao nascimento de Jesus, acompanhadas por violas, bombos e pandeiretas.

Em Matosinhos, as Janeiras são uma tradição bastante enraizada, que se repete todos os anos, e que representa o culminar da época natalícia e do seu significado para os cristãos.

O grupo do Externato António Nobre foi recebido pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, pelo vice-presidente, Carlos Mouta, pela vereadora da Proteção Civil, Marta Pontes, e pelo vereador da Educação, António Correia Pinto.

 

Créditos: CMM

TVSH 22/01/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *