China “suporta oficialmente uma criptomoeda” e é uma “moeda oficial” do país?

fb-share-icon0

Loading

O QUE ESTÁ EM CAUSA?

Num texto alegadamente publicado na “Forbes Asia”, afirma-se que a China apoia oficialmente a utilização de uma criptomoeda. Segundo o texto da suposta notícia, o país comunista terá mesmo adotado aquela moeda como oficial. Confirma-se?

 

“A China introduziu oficialmente uma criptomoeda como moeda apoiada pelo governo. Agora é apoiado por bancos locais e oferece estabilidade e segurança em moeda, ao contrário das moedas mais voláteis de hoje”, garante-se numa página atribuída à “Forbes Asia”, com o título “A China suporta oficialmente uma criptomoeda e a apresenta como sua moeda oficial”.

O texto é, supostamente, assinado por Shen Haixiong, apresentado como jornalista, e tem data de “quinta, Março 25, 2021”.

A informação é correta?

Não. Em primeiro lugar, apesar de o design o querer dar a entender, esta não é uma notícia da Forbes. Isso pode ser comprovado pelo endereço do site, que não é https://www.forbes.com, endereço oficial da revista.

Imitar as características de um site fidedigno é uma das estratégias  mais utilizadas pelos profissionais da desinformação para dar credibilidade a informações fraudulentas. No caso em apreço, ao plágio visual de uma publicação de referência, junta-se a utilização abusiva do nome de uma figura com relevância pública como alegado autor do texto. Shen Haixiong, que o assina, é jornalista da China Media Group e vice-ministro do Departamento de Propaganda do Comité Central do Partido Comunista Chinês.

Mais, a Financial Markets Authority (FMA) da Nova Zelândia, agência governamental responsável pela regulação financeira, identifica o YuanPay Group como “preocupante”, por “poder estar a operar esquemas fraudulentos”.

“O Grupo YuanPay tem anunciado os seus serviços de negociação em Yuan digital chinês com notícias falsas apresentando uma celebridade da Nova Zelândia. Além disso, o produto yuan digital não está disponível para negociação”, lê-se no site do FMA neozelandês.

Esta desinformação também existe noutras línguas. Por exemplo, a Maldita.es, plataforma de fact-checking espanhola, já identificou e verificou a mesma informação, mas escrita em castelhano. O formato é semelhante a este.

Contudo, a associação das criptomoedas à China não é, de todo, descabida. De acordo com uma notícia publicada pelo New York Times a 1 de março, o yuan chinês (moeda oficial do país) em formato digital está a ser testado em cidades como Shenzhen, Xangai e Pequim. “Nenhuma outra grande potência está tão perto de ter uma moeda digital local”, lê-se no artigo.

Ainda assim, num artigo no site da CNBC explica-se que esta moeda digital chinesa não é como as criptomoedas como a Bitcoin. “A Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada. Isso significa que não é controlada por nenhuma autoridade central, como um banco central, ao contrário do yuan digital que será emitido pelo Banco Popular da China”, lê-se.

Em suma, a página que se apresenta como “Forbes Asia” é falsa, assim como o conteúdo da mesma.

Avaliação do Polígrafo:

FALSO
Créditos: Polígrafo
TVSH 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *