15 startups nacionais e estrangeiras apresentam soluções inovadoras para o turismo
15 startups de vários países apesentaram ontem em Matosinhos os seus projetos.
A sessão realizou-se no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no âmbito do “BOOST, Building Better Tourism”, um evento totalmente dedicado ao potencial do turismo verde e ao crescimento da tecnologia no setor.
Presente esteve a vereadora do Desenvolvimento Económico, Turismo e Comércio, Marta Pontes.
Organizado pelo Nest – Centro de Inovação do Turismo e com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, este evento juntou, nos últimos dois dias, mais de 50 oradores nacionais e internacionais, e cerca de 200 participantes.
A importância da transformação digital no turismo e os desafios de conciliar o crescimento contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social foram os temas em debate.
O Município de Matosinhos foi parceiro do “BOOST Innovation”, um novo programa de inovação internacional de scale up do Nest em colaboração com a Organização Mundial do Turismo. Matosinhos será o local de testagem de inúmeros projetos-piloto, com o objetivo de uma futura aplicação global.
Dos 15 projetos, três foram distinguidos, dois portugueses e um israelita. Em 1º lugar, ficou a start-up YooniK, que pretende revolucionar a autenticação. Qualquer pessoa poderá aceder a qualquer dispositivo ou conta com um simples olhar. Sem cartões, sem palavras-passe e em total privacidade.
O 2º lugar foi conquistado pela empresa israelita Corsight AI, que atua na área do reconhecimento facial. Segundo a empresa, a sua tecnologia consegue fazer uma identificação forense em tempo real mesmo nas condições mais difíceis.
Em terceiro lugar ficou a start-up portuguesa LUGGit, que quer ser a solução para que, no futuro, todas as pessoas possam viajar sem carregar as suas bagagens, através de uma interação simples e segura.
TVSH 2022