Sessão Solene marcou o encerramento das comemorações
A Associação Recreativa Aurora da Liberdade (ARAL), sediada em Matosinhos, está de parabéns pelo seu 115º aniversario.
A sessão solene de encerramento das comemorações do aniversário desta instituição centenária do concelho decorreu ontem, 1 dezembro, pelas 16h00, com a tradicional homenagem aos associados com mais de 25 anos (emblema de Prata) e mais de 50 anos (emblema de Ouro) e com a atuação do músico e compositor português, Sandro Norton.
Marcaram presença na cerimónia a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-presidente, Carlos Mouta, o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, a responsável pelo pelouro da cultura da União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Manuela Galante, e a presidente da direção da Aurora da Liberdade, Conceição Pires.
Outras instituições do concelho e da Área Metropolitana quiseram associar-se a este momento representativo para a ARAL, entre elas, a Federação das Coletividades do Porto, o Orfeão de Matosinhos, a Napesmate, a Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos e a Tuna Musical de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia.
Recorde-se que foi a 13 de maio de 1906 que nasceu o Grupo Dramático “Aurora da Liberdade” no concelho de Matosinhos. Fundado por republicanos convictos, “o” passou a ser “a” “Aurora” por imposição do governo fascista de Salazar.
Em 7 de dezembro de 1987, foi-lhe concedida a “Comenda da Ordem de Benemerência”, pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares.
Desde 1906 levou à cena mais de 150 peças de teatro. Depois de um interregno, o corpo cénico do Aurora da Liberdade voltou ao ativo, tendo apresentado, muito recentemente, a peça “Maria Preá na Feira”, uma adaptação da peça de Chico Nascimento – “Lasqueira de Maria Preá”.
Com algumas centenas de associados, a ARAL vai encontrando a sua própria liberdade e desenvolvendo o seu trabalho que, desde sempre, esteve ligado ao teatro, constituindo mesmo uma instituição referência na zona norte do país nesta área.
Créditos: CMM
TVSH 2021